quarta-feira, 2 de março de 2016

Festa da Imaculada Conceição (Casal dos Bernardos)

Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, foi também o dia da festa da nossa paróquia. A Solenidade da Imaculada Conceição caracteriza a espiritualidade dos portugueses, que durante séculos o dia 8 de dezembro foi celebrado como "Dia da Mãe”.
Após a Restauração da Independência de Portugal, em 1 de Dezembro de 1640, o Rei D. João IV depositou a sua coroa aos pés de uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e assim chamou-a de “a verdadeira Rainha de Portugal”. A partir dessa data mais nenhum rei português voltou a usar a Coroa Real, por se considerar que só a Santa Mãe tinha esse direito.
O dia começou com a celebração da Eucaristia na Igreja de Casal dos Bernardos pelas onze horas da manhã seguida de procissão. As crianças e adolescentes da catequese também acompanharam a imagem da Virgem Maria durante a procissão com uma flôr, que no fim, foi entregue a Maria, rezando a Consagração (a Nossa Senhora).
Após a missa seguiu-se o almoço no salão de festas paroquial que foi animado por acordeonistas da nossa freguesia. Foi um momento em que as pessoas da comunidade estiveram juntas, puderam conviver e também participar no leilão de produtos da terra, que todos os anos acontece, em que muitas pessoas generosamente oferecem os lucros para a igreja de Casal dos Bernardos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário