domingo, 7 de março de 2021

HOMILIA DO III domingo da Quaresma em texto

 

Queridos paroquianos,

Estando ainda nós privados da Santa Missa comunitária, devido ao segundo confinamento e, estando nós também nesta Quaresma, tempo privilegiado para fomentar a oração, a meditação da Palavra de Deus, a caridade e a partilha, em vista da nossa conversão e santificação, achei por bem, começar a elaborar este pequeno boletim, com o desejo de que seja um meio de fomentar o anúncio da Palavra de Deus, a comunhão e a formação cristã de todos os paroquianos. Este singelo boletim chama-se “o Caminho” porque o Cristianismo no seu início chamava-se precisamente o “Caminho” ou a “Via”, conforme nos conta o livro dos Actos dos Apóstolos. O próprio Jesus apresenta-Se como “O Caminho” (Jo 14,6). Além disso, toda a vida cristã consiste num caminho de fé, de conversão, de santificação, de imitação de Jesus, rumo ao calvário e à Vida Eterna, porque o cristão é uma pessoa inacabada, chamado à perfeição, pela união com Deus, que se realiza pela oração e de modo mais profundo pelos sacramentos.

Neste terceiro domingo da Quaresma, escolhemos as leituras do ano litúrgico A e não do ano B, conforme permite a liturgia da Igreja, porque é um texto muito significativo para o nosso crescimento espiritual. O diálogo de Jesus com a Samaritana insere-nos no essencial da Revelação cristã, mostrando-nos que ninguém poderá professar a fé n’Ele, como Filho Unigénito de Deus e Salvador, se não enveredar por um caminho de conhecimento de Deus e não receber a graça do Espírito Santo, por meio de Cristo. Se não vejamos: Jesus, para a mulher de Samaria, primeiro era um judeu qualquer, a seguir já era um profeta e, por fim, o Messias ou o Filho de Deus. Ora, a samaritana chegou a esta verdade, porque Jesus lhe comunicou a graça do Espírito Santo pela Sua Palavra de luz e pelo encontro com Ele. A samaritana ficou cheia do Espírito Santo e de alegria, indo imediatamente a anunciar a sua descoberta aos homens da sua cidade. Assim, acontece com todos aqueles que encontram Jesus; têm que O anunciar aos outros.                                                                                                                A samaritana renasceu para uma vida nova. Contudo, percebeu bem a pedagogia de Jesus e o caminho de descoberta que percorreu. E assim, vai estimular a procura do Messias aos homens da sua terra, dizendo-lhes não que encontrou o Messias, mas que encontrou “um homem, que lhe disse tudo o que ela fez”. E então, eles, curiosos, vão ao encontro do Senhor, ficam com Ele dois dias, acabando por fazerem também o mesmo caminho de descoberta, tal como aquela mulher, até culminarem na profissão de fé em Jesus Cristo.          

Por conseguinte, irmãos, ser cristão é ser discípulo. E o discípulo é precisamente aquele que está todos os dias com o seu Mestre e este, por sua vez, concede-lhe o dom mais excelente de todos: O Espírito Santo, a “água viva”, que sacia a sede de Deus, de felicidade, de paz e de vida eterna. Nesta Quaresma, façamos, portanto, o propósito de valorizar mais a oração, a leitura da Bíblia, sobretudo do Evangelho, a visita a Jesus no sacrário e a recepção fervorosa dos sacramentos da Confissão e da Eucaristia.

III DOMINGO DA QUARESMA - Homilia do Pe. João Pedro

 

Caríssimos paroquianos,

Aqui está o endereço da homilia. Basta fazer clic.

Nosso Senhor vos abençoe,

Pe. João

https://youtu.be/9jnebsmD1PE 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

HOMILIA DO PÁROCO - VI DOMINGO DO TEMPO COMUM (14 de Fevereiro de 2021)

 Queridos paroquianos,

Votos de saúde, paz e alegria no Espírito Santo.

Aqui deixo o endereço electrónico da última homilia.

Rezo por vós e cumprimentos fraternos,

Pe. João Pedro

https://youtu.be/gmD6R9A210c


domingo, 7 de fevereiro de 2021

Homilia do Pároco - V Domingo do Tempo Comum (7 de Fevereiro de 2021)

 Queridos paroquianos,

Votos de saúde a paz em união com os corações de Jesus e Maria.

Aqui apresento a homilia deste Domingo.

https://youtu.be/v6GZAv2KJ0M 

Vamos rezando e aguardando pelo fim da suspensão  das Missas comunitárias.

Rezo por vós e peço-vos que rezeis também por mim.

Estou inteiramente ao vosso serviço. Para alguma necessidade ou urgência é só contactar-me pelo meu telemóvel (96 902 81 07).

domingo, 31 de janeiro de 2021

Homilia do Pároco - IV Domingo (31 de Janeiro de 2021)

 

Bom dia, queridos irmãos.

Continuamos unidos na oração e no mesmo espírito.

Apresento-vos aqui a homilia deste Domingo. Deus queira que vos seja proveitoso.

Para ver o vídeo basta fazer clic neste endereço:

https://youtu.be/gmD6R9A210c

Até breve e Deus vos abençoe,

Pe. João Pedro