domingo, 11 de setembro de 2016

Folha Paroquial de Urqueira

Saiu mais um número da folha paroquial de Urqueira. 
Aqui ficam alguns dos textos que me parecem mais relevantes:

Editorial
Fará no dia 6 de setembro um ano em que tomei posse nesta paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Urqueira. Agradeço desde já o acolhimento amigo que me manifestastes e agradeço também a Deus Nosso Senhor todo o trabalho pastoral realizado pelos párocos meus antecessores, ajudados por tantos e bons colaboradores, e manifesto a minha disponibilidade para servir esta comunidade, contando naturalmente com a vossa ajuda imprescindível.
No Ano Pastoral 2015-2016 estamos a viver um Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, a encerrar no dia 20 de Novembro de 2016, já que conforme palavras do Santo Padre: “A primeira missão da Igreja é introduzir todos no grande mistério da misericórdia de Deus, contemplando o rosto de Cristo”. Neste ano, somos, por conseguinte, convidados a valorizar a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais e a acolher a misericórdia de Deus no sacramento da Confissão ou Reconciliação, onde Deus espera com amor e ternura infinita o pecador arrependido, que volta para os braços do Pai. Na nossa diocese, estamos a viver o biénio pastoral de celebração do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Contemplamos Nossa Senhora ao longo destes dois anos, sob o tema “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”. No primeiro ano, tivemos como lema “Feliz de ti que acreditaste” (Lc 1,45); No segundo ano, 2016-2017, o objectivo será “mostrar o relevo das Aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial hoje”, sob o lema “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”. O mês de agosto, com tantas tarefas, festas, casamentos e baptismos, terminou. Já começámos a preparar o novo ano pastoral, em que a catequese é a tarefa mais urgente. No dia 11 de setembro, faremos um retiro espiritual de preparação do Crisma, destinado aos jovens das paróquias de Urqueira e Casal dos Bernardos, para o qual peço a todos paroquianos a vossa oração, na medida em que os frutos pastorais desta iniciativa dependem sobretudo da graça de Deus, como nos revela a Sagrada Escritura em tantas passagens.
Creiam-me ao vosso serviço e todos juntos dêmos as mãos para um novo ano, na certeza do amor de Deus para connosco e do da nossa Mãe, Nossa Senhora da Piedade.
                                                                                                                      Pe. João Pedro

NOTÍCIAS DA CATEQUESE - A NÍVEL PAROQUIAL
Durante os meses de setembro e outubro, estão previstas as seguintes celebrações e atividades, no âmbito da catequese paro-quial:
Mês de setembro:
dia 18 - Crisma dos adolescentes de Urqueira e Casal dos Bernardos dia 22 - Reunião geral de catequistas dia 27 - Início da Escola Razões de Esperança Mês de outubro:
dia 9 - Início da catequese

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Festa da Esperança (Casal dos Bernardos)

No passado Domingo, 5 de Junho, foi celebrada a Festa da Esperança dos jovens do 5º ano de catequese da nossa paróquia. A Eucaristia foi animada pelas crianças, seus pais e comunidade paroquial. Foi através desta festa que estes jovens esperaram que pelo Espírito Santo se tornassem pessoas novas sem medo e com esperança, recusando o mal e aprendendo a construir um mundo novo.
Todos estão de parabéns, principalmente o nosso pároco nesta celebração e a catequista que vem acompanhando e preparando este grupo nestes últimos anos.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Festa do Pai-Nosso em Urqueira

No domingo passado, dia 22 de Maio, a Paróquia de Urqueira esteve em festa! As crianças do 2º ano da catequese viveram uma etapa importante do seu percurso catequético que partilharam com a comunidade Paroquial reunida na celebração da Eucaristia. 
Depois de dois anos de catequese chegou o dia de mostrarem publicamente que já conhecem a Jesus e aprenderam a oração que Ele ensinou: o Pai-Nosso, que rezaram na Eucaristia, juntamente com toda a comunidade!
Parabéns às crianças e às Catequistas que participaram ativamente na Cerimónia. 
Assinala-se a presença do anterior Pároco, Pe. Segunda Miguel que, por se encontrar de férias em Portugal, fez questão de se deslocar a Urqueira e participar também na Celebração. 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Festa do Pai Nosso (Casal dos Bernardos)





 A Festa do Pai-Nosso na paróquia de Casal dos Bernardos  foi  no passado Domingo 22 de Maio, Solenidade da Santíssima Trindade.  Assim como a Palavra deste Domingo nos falava do Pai, Filho e Espírito Santo e em como somos  enviados ao mundo para darmos testemunho da nossa Fé também  os meninos do 2º ano de catequese  rezaram a oração que marca a nossa confiança em Deus, a que Jesus nos Ensinou, o Pai-Nosso. Nesta celebração dominical também contámos com a presença do nosso antigo pároco (Pe. Miguel) que se encontra de férias em Portugal e que nos veio visitar directamente de Angola.
Estão de Parabéns as crianças da catequese, seus pais, pároco e catequista que tão bem organizaram  esta festa!


domingo, 22 de maio de 2016

Folha Paroquial de Urqueira

Saiu hoje mais um número, o 46 da Folha Paroquial de Urqueira. Entre outros artigos e notícias pertinentes, o Editorial, da autoria do nosso Pároco, P. João Pedro, e um outro tema, são um convite à reflexão, pelo que, com a devida vénia, aqui ficam à vossa disposição.

EDITORIAL

 OS ATENTADOS AO EVANGELHO DA VIDA
S. João Paulo II escreveu em 1995 a Carta Encíclica “Evangelho da Vida” sobre o valor e o carácter inviolável da vida humana. Aqui o Santo Padre, com uma clareza, profundidade e atualidade extraordinárias, aborda, em quatro capítulos, as atuais ameaças à vida humana, a mensagem cristã sobre a vida, a Lei Santa de Deus e o que fazer por uma nova cultura da vida humana. É um texto de leitura obrigatória para quem deseja imbuir a sociedade e a Igreja dos verdadeiros valores que promovem o bem integral de cada homem e dos homens todos.
Hoje, no entanto, torna-se particularmente urgente o anúncio da mensagem cristã acerca da vida humana, perante a impressionante multiplicação e agravamento das ameaças à vida das pessoas e dos povos, sobretudo quando ela é débil e indefesa. No nosso país, surgiu novamente a questão da eutanásia, tendo o presidente da Assembleia da República recebido, a 26 de Abril, uma petição pública pela despenalização da eutanásia, matéria que merece uma forte oposição da Igreja Católica. O texto da petição, dirigido à Assembleia da República e disponível na internet, é o mesmo do manifesto assinado por mais de cem personalidades da sociedade portuguesa que defendem esta legalização.
Perante esta questão, os nossos Bispos previamente divulgaram uma Nota Pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, a 8 de Março último, intitulada «Eutanásia: o que está em causa? Contributos para um diálogo sereno e humanizador», contendo um importante conjunto de 26 questões em que se questiona o «absurdo» do «direito» a morrer.
Já na sua assembleia plenária da Primavera, a Conferência Episcopal (CEP) reforçou esta posição de “total rejeição” de uma eventual legalização da eutanásia no nosso país. “A Assembleia reafirmou a total rejeição da eutanásia, que elimina a vida de uma pessoa, matando-a. A Igreja nunca deixará de defender a vida como bem absoluto para o homem, rejeitando todas as formas de cultura de morte”, refere o comunicado final da reunião, que decorreu entre 4 e 7 de abril. O organismo máximo do episcopado católico em Portugal debateu o tema “a partir da recente nota pastoral do Conselho Permanente” da CEP, com o contributo de “alguns peritos na área do direito e da medicina”. Para o episcopado português, é necessário promover “cada vez mais uma efetiva proximidade junto dos que mais sofrem” e intensificar “a rede de cuidados paliativos como direito para todos, os quais servem para ajudar a viver e fomentar a esperança”.
D. Manuel Clemente, presidente da CEP, lamentou a resposta "muito minoritária" em termos de cuidados paliativos, face às necessidades do país, sublinhando aos jornalistas que esta deve ser a "verdadeira frente de combate". Para o cardeal-patriarca, importa recordar que o direito à vida é "inviolável", também do ponto de vista constitucional, lamentando que se elimine do "horizonte" a dimensão de sofrimento. "Nós podemos usar muitos eufemismos, mas [a eutanásia] trata-se sempre de matar, de eliminar uma vida, mesmo que seja a pedido", referiu, em conferência de imprensa.
Os atentados à vida, segundo S. João Paulo II, na Encíclica referida, têm a seguinte causa: “O eclipse do sentido de Deus e do homem conduz inevitavelmente ao materialismo prático, no qual prolifera o individualismo, o utilitarismo e o hedonismo (…). Quando o “único fim que conta é a busca do próprio bem-estar material e a chamada «qualidade de vida» é interpretada prevalente ou exclusivamente como eficiência económica, consumismo desenfreado, beleza e prazer da vida física, esquecendo as dimensões mais profundas da existência, como são as interpessoais, espirituais e religiosas”, então, “o sofrimento é deplorado, rejeitado como inútil, ou mesmo combatido como mal a evitar sempre e por todos os modos” (nº23).
Perante este contexto, não deixemos de anunciar a verdade do Evangelho e de rezar muito ao Espírito Santo e pela conversão dos pecadores, como Nossa Senhora nos pediu em Fátima, Ela que é a medianeira de todas as graças.                             Pe. João Pedro

PARA PENSAR E MEDITAR
A humanidade precisa muito de meditação ou reflexão profunda, sob pena de se autodestruir pela técnica sem ética e pelo progresso sem Deus. A partir de hoje escreveremos pequenos textos para o convidar a meditar, a si amigo leitor, ajudando-o a cultivar um espírito forte, alegre e corajoso.

VIVA COM OTIMISMO Um professor escreveu um belo livro, cujo título é “A vida tem a cor que você pinta”. Isto é uma grande verdade. A vida torna-se cinzenta para quem a pinta de cinza, mas torna-se colorida para quem a pinta com as cores da alegria, do otimismo, da fé em Deus e do amor. Uma vez, um amigo do grande poeta brasileiro Olavo Bilac abordou-o na rua e disse-lhe: “Bilac, estou a precisar de vender a minha propriedade, que tu tão bem conheces. Será que poderias redigir o anúncio para o jornal?” Olavo Bilac pegou num lápis e papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e puras águas de um lindo ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda”. Alguns meses depois, o poeta encontrou-se com o amigo e perguntou-lhe se já tinha vendido a propriedade. “Não pensei mais nisso – disse o homem. Depois de ler o anúncio percebi a maravilha que tinha”. Não se pode olhar a vida com desânimo e sem esperança; às vezes até com desespero, sem ver a sua beleza. A vida é um verdadeiro “banquete” cheio de dons para quem sabe olhá-la com otimismo e fé. Ela é a mais preciosa dádiva que Deus nos deu. Os físicos modernos, que investigam as galáxias e as estrelas, dizem que a vida e o mundo foram preparados há biliões de anos para que cada um de nós pudesse existir. Todo o Universo é a concretização de um plano. Desde o “Big Bang”, há um plano de amor de Deus; tudo o que existe fora do nada é a concretização de uma ideia, de um plano amoroso, nada existe por acaso; e a meta de tudo isto é o homem e a mulher. Tudo milimetricamente detalhado e preparado.
Um famoso bioquímico americano, Edward Cooklin, após investigar os perfeitíssimos mecanismos da célula e da Engenharia genética, afirmava que: “A probabilidade da vida ter-se originado por acaso é comparável à probabilidade de um dicionário completo resultar da explosão de uma tipografia”. O nosso mundo é maravilhoso; tanto o microcosmos dos átomos, como o macrocosmos das estrelas revelam a bondade, o poder e a sabedoria de Deus. Entre a infinita grandeza das galáxias e a infinita pequenez dos átomos, Deus colocou cada homem como centro e rei do universo para reinar com sabedoria sobre toda a criação. Assim, a vida precisa de ser vivida com otimismo, para não se tornar pesada. Temos o grave hábito de pensar no pior quando estamos numa situação difícil; é preciso desenvolver o hábito de confiar no bem e esperar pelo melhor. Para algumas pessoas as rosas têm espinhos, enquanto para outras os espinhos têm rosas. Tudo é uma questão de como olhar as coisas e os acontecimentos. Os pessimistas acham que o vento chora, os otimistas dizem que ele canta suavemente. A sabedoria popular diz que Deus escreve direito por linhas tortas e Ele dá-nos o cobertor conforme o frio. Há males que Ele permite que nos atinjam para nosso bem. De nada adianta queixar-se da própria sorte. É melhor acender um fósforo do que maldizer a escuridão. Não podemos ser precipitados e achar que tudo vai mal.
Dizia a beata Madre Teresa de Calcutá: “O bem que faço pode ser uma gota no oceano, mas faz falta ao oceano”

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Festa da Profissão de Fé (Casal dos Bernardos)

Foi no passado Domingo que a Lara e a Patrícia celebraram em conjunto com toda a comunidade paroquial a Profissão Solene da Fé.
Apesar de serem só duas as catequizandas do 6º de ano, foi com muita alegria e sentido de responsabilidade que renovaram o seu compromisso batismal.
No final da celebração, as jovens prepararam uma surpresa para as suas famílias e comunidade, cantando uma música como sinal da sua alegria!
Como disse o Padre Pio “A profissão de Fé mais bela é a que, sai dos seus lábios na obscuridade, no sacrifício, na dor, no esforço supremo de buscar decididamente o bem”.
Todos estão de parabéns, família, catequista, pároco e comunidade